10 motivos para fazer Eco turismo com segurança

Para você que curte esportes e atividades de aventura e um contato próximo com a natureza…

1 – Você gosta de locais paradisíacos?
2 – Locais desejados por muitos, mas frequentados por poucos?
3 – Locais belos porem um pouco inóspitos?
4 – Tirar fotos incríveis?
5 – Usufruir de coisas que só a natureza dispõe?
6 – Saber o que é realmente o sabor do vento?
7 – Por do sol e Nascer do sol ?
8 – Contemplar o verdadeiro céu estrelado?
9- Interagir com pessoas dentro de um grupo sem as distrações virtuais e tecnológicas conversar se divertir em ambiente realmente natural ?
10 – Esta disposto a aprender e saber como chegar e se comportar nesses lugares ?

 

Se você respondeu a sim a maioria das perguntas acima também deverá responder a sim a maioria das perguntas abaixo:

1 – Está disposto a abrir mão do conforto e regalias da vida “ protegida e controlada “ da cidade ?
2 – Está pronto para qualquer emergência ou situação adversa que poça acontecer em uma aventura ou atividade de campo ?
3 – Você domina técnicas para tal atividades ?
4 – Você possui os equipamentos mínimos necessários?
5 – Você faz parte de alguma equipe ou anda na companhia de pessoas experientes?

As atividades de aventura na natureza são fantásticas e compensadoras sendo que a natureza tem suas peculiaridades e problemas que podem acontecer , você tem a noção ou esta preparado pro que pode acontecer : ficar molhado , passar frio, insolação ,escoriações , calos , picadas de insetos ,fome , sede , mal estar, fadigas , dores , abstinências , medo , insegurança , possíveis acidentes onde tenham que ser aplicados primeiros socorros , resgate , evacuações , gerenciamento de crise em uma equipe , chuva , sol , noite , nevoeiro, geada , ventos , desorientação , transpor variados obstáculos , em fim você esta preparado ?
Ou pelo menos é acompanhado por quem é preparado e passa conhecimento a você ? Tudo isso pode as vezes se tornar um preço a pagar.

Essas atividades até o final dos anos 80 eram exclusividade de poucos entre militares por que fazia parte de suas funções e dia a dia e pessoas com uma certa aquisição financeira devido aparato logístico que era caro , hoje em dia é comum ver qualquer pessoa pendurada em uma corda por ai ou usando equipamentos de treking no seu dia a dia.

Tenho mais de 30 anos envolvidos com atividades radicais e de auto impacto já participei de varias situações e graças a Deus e ao conhecimento que adquiri e ao lado de uma equipe bem preparada, todas essas atividades foram bem sucedidas e gratificantes até as que tiveram problemas e foram muitas ( RS RS RS ).

Vejo hoje em dia uma grande divulgação e incentivo em esportes e atividades chamadas radicais , gosto disso uma aproximação do homem com a natureza onde também se incentiva uma conscientização em preservação do meio ambiente onde se incentiva cuidar melhor da saúde e do corpo , vejo atividades onde as pessoas se testam em seus limites , onde aprendem a se conhecer melhor , trabalhar em equipe , na minha fé vejo o homem interagir melhor com o próximo e até conhecer melhor a Deus .

Porem me preocupa com o modismo que também foi gerado com pseudo-s guias e instrutores que se intitulam ter conhecimento do assunto espalhados por ai a fora atrás de dinheiro ou somente puro exibicionismo, colocando em risco pessoas causando todo tipo de trauma e complicações na vida de muitos.

Não posso deixar de citar a linha tênue que existe entre entidades e pessoas que praticam essas atividades de aventura na questão da solidariedade pessoas e entidades que se dispõem a dar apoio a catástrofes e campanhas emergenciais e de manutenções , onde o preparo tem que ser maior ainda dos que já citei no inicio deste texto :

Resgate de feridos , socorros de urgências , resgate de corpos , entrega de donativos e apoio a autoridades em uma colaboração com a sociedade, acreditem o preparo é muito maior

Um aviso aos modistas exibicionista fanfarrões lidar com vidas necessitadas não é uma brincadeira ) escrevo essas linhas demonstrando uma preocupação e alerta aos que desejam se aventurarem nessas atividades que salutares mas que podem gerar fatalidades se forem mal praticadas com equívocos , vivo e respiro essas atividades que pra mim se tornaram um estilo de vida onde aconselho a adesão independente de idades.

É um estilo de vida que tem que ser propagado e repassado por gerações , mas de forma consciente e realista, peço respeito de forma geral nestas atividades e responsabilidade .


 

Como escolher um bom guia de trilhas Clique aqui

Rui Alexandre
Nesse estilo de vida desde 1984

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *